Existem muitas vantagens do raio-X digital em relação ao convencional. No digital é possível ter uma maior nitidez e contraste, fundamentais para diferenciar as densidades dos tecidos (músculos, órgãos e ossos). As imagens digitais podem ainda ser manipuladas para destacar alguma parte e até remover uma estrutura para identificar melhor alguma lesão.

Tipos de Exames Realizados

Dúvidas Comuns

O Raio X digital é um exame radiológico simples, rápido, indolor e não invasivo, que emprega radiação ionizante para gerar imagens digitais de áreas internas do organismo.

Para fazer o exame, basta que eles se deitem sobre a maca do equipamento de raio X ou posicionem a parte do corpo que precisa ser examinada sobre o aparelho.

O dispositivo emitirá a radiação necessária para formar as imagens e, após alguns minutos, o procedimento é finalizado.

Ao acionar a máquina, o conteúdo radioativo da estrutura emana partículas na direção da abertura e, por consequência, para o corpo do paciente.

Em seguida, parte dos raios é absorvida em maior ou menor quantidade, dependendo da densidade do tecido atravessado pelo feixe.

Os mais densos, como os ossos, absorvem mais radiação, enquanto os menos densos, como órgãos, capturam menos, permitindo que uma quantidade maior de raios colida com a chapa fotossensível localizada na mesa do equipamento de raio X.

 
 

Portanto, os ossos aparecem em tons claros, quase brancos, ao passo que as partes moles aparecem escuras nas imagens radiográficas.

Na radiografia digital, a captura dos raios-X é efetuada por placas de circuitos que possibilitam a geração de uma imagem digital.

Essa imagem é enviada para um computador, podendo, assim, ser armazenada, enviada para outros médicos e até mesmo impressa.

 

Existem muitas vantagens do raio-X digital em relação ao convencional. No digital é possível ter uma maior nitidez e contraste, fundamentais para diferenciar as densidades dos tecidos (músculos, órgãos e ossos). As imagens digitais podem ainda ser manipuladas para destacar alguma parte e até remover uma estrutura para identificar melhor alguma lesão. A exposição à radiação é menos severa do que a radiografia convencional, deixando o exame mais seguro para o paciente e o técnico. Por último, mas não menos importante, as imagens podem chegar ao radiologista de forma mais rápida, pois ficam disponíveis imediatamente. 

  • Chegar com 30min de antecedência, trazer pedido médico original, documento de identificação com foto, carteira do convênio, trazer exames anteriores

  • Este exame é contraindicado para mulheres grávidas em qualquer estágio da gestação.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp